terça-feira, 21 de julho de 2020

Hoje, em 2011, a Apple destronava a Nokia.



Em 21 de julho de 2011 a Apple se torna o principal fornecedor de smartphones do mundo ultrapassando a Nokia.

É um marco importante para a Apple, que lançou o iPhone apenas quatro anos antes. Para a Nokia, que dominou o mercado de celulares durante os anos 90 e início dos anos 2000, marca o fim de uma era.

O triunfo do iPhone sobre a Nokia envolveu a ascensão aparentemente incontrolável da Apple, bem como uma queda acentuada nas remessas da Nokia. Para o trimestre financeiro encerrado em julho de 2011, a Apple vendeu 20.3mi de iPhones, em comparação aos 16.7mi da Nokia.


A Nokia permaneceu a maior fabricante de telefones do mundo em volume (levando em conta os não smartphones), mas ficou claro que um ponto de inflexão foi alcançado. A essa altura, a Apple estava vendendo seu iPhone 4 de enorme sucesso.

A Nokia criou o mercado de smartphones em 1996 com sua série de telefones Communicator. Esses dispositivos introduziram recursos como telas coloridas, navegação na web e o sistema operacional Symbian. No entanto, seus telefones da era de 2011 acabaram sendo pouco inspiradores. Em fevereiro de 2011, o novo CEO da Nokia, Stephen Elop, alertou a equipe: "Estamos em uma plataforma em chamas".

A empresa cortou 4.000 empregos em todo o mundo, com outros 4.000 a serem seguidos em 2012. Além disso, a Nokia dobrou sua parceria com a Microsoft, com o objetivo de substituir seu sistema operacional Symbian pelo software para Windows Phone 7.
A Microsoft finalmente comprou a divisão móvel da Nokia em 2013.


Fonte: CultOfMac
+++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?

www.DoctorApple.com.br

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Há 27 anos John Sculley deixava a Apple


Em 18 de junho de 1993, John Sculley deixa a Apple depois de 10 anos no cargo de CEO.

Sculley é convidada a deixar o conselho da Apple depois que as ações da AAPL caem de US$ 4,33 em 1992 para 73 centavos no ano seguinte. Ele passa o cargo de CEO para Michael Spindler antes de partir completamente.

Enquanto Jobs e Sculley inicialmente planejavam trabalhar lado a lado, as tensões rapidamente aumentaram entre os dois. O resultado foi que Jobs foi expulso da Apple depois de tentar um golpe na sala de reuniões em 1985.

Apesar desse legado pairando sobre ele, Sculley foi inicialmente bem-sucedido na Apple. A indústria de computadores pessoais estava crescendo rapidamente e ele possuía os negócios para garantir que a Apple fizesse parte dela. Durante sua década na Apple, ele aumentou as vendas de US $ 800 milhões para US $ 8 bilhões. Ele também supervisionou o lançamento de alguns produtos brilhantes, como o enorme sucesso da série PowerBook 100 de laptops.


Ele também supervisionou o desenvolvimento do Apple Newton , um dispositivo móvel antecipado que foi lançado mais tarde em 1993. O Newton fracassou inicialmente e nunca se tornou um grande concorrente de vendas. No entanto, agora é corretamente visto como uma parada crucial no caminho para o iPhone.

Algumas coisas levaram à partida de Sculley. Ele queria voltar para a costa leste e considerou assumir o cargo de CEO da IBM. Ele também esteve fortemente envolvido na política, apoiando a campanha presidencial de Bill Clinton. Do ponto de vista do conselho da Apple, ele estava muito envolvido com o Newton, em um momento em que a Apple enfrentava uma concorrência crescente por parte dos rivais.

Sculley permaneceu presidente da Apple até outubro de 1993, partindo com um pára-quedas de ouro de cerca de US $ 10 milhões. Ele se juntou à Spectrum como presidente e CEO.

Depois de alguns anos, Steve Jobs foi convidado a voltar à Apple e conseguiu reerguer a empresa que estava a beira da falência.



Fonte: MacRumors
+++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?

www.DoctorApple.com.br

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Parabéns, Lisa Jobs! A primeira filha de Steve.


Em 17 de junho de 1978, nasce a primeira filha de Jobs, Lisa Brennan-Jobs.

Filha de Jobs, de 23 anos, e sua namorada do ensino médio, Chris-Ann Brennan, os pais de Lisa não são mais um casal quando ela nasce. O que se segue são vários anos vergonhosos nos quais Jobs nega a paternidade de sua filha, antes que eles se reconciliem.

Lisa nasceu na comuna de All One Farm, de Robert Friedland, nos arredores de Portland, Oregon, onde Jobs trabalhou brevemente. Quando ela nasceu, Jobs estava trabalhando na Apple. Ele se recusou a reconhecer a paternidade, mesmo depois de um exame de sangue concluir que Jobs tinha 94,4% de chance de ser o pai.

Eventualmente, Jobs amadureceu e pediu desculpas por suas ações passadas. Ele desenvolveu um forte relacionamento com sua filha. E quando ele faleceu em 2011, ele deixou uma herança multimilionária. Lisa foi uma das únicas pessoas que recusaram o biógrafo de Jobs Walter Isaacson para uma entrevista para sua biografia de 2011, Steve Jobs.


Para os fãs da Apple, talvez a anedota mais conhecida sobre Lisa esteja relacionada ao nome do infeliz computador Lisa de 1983 da empresa. Na época, Steve Jobs negou que ele batizou a máquina com o nome de Lisa Brennan. Ele estava no meio de um processo de paternidade, e essa admissão certamente teria prejudicado seu caso. Em vez disso, Jobs afirmou que "Lisa" significava "Arquitetura de Sistema Integrado Local". Cientes da história completa, alguns engenheiros da Apple brincaram dizendo que o nome deveria ser "Vamos inventar alguma sigla".

Eventualmente, Jobs admitiu que ele nomeou o computador como Lisa, assim como ele admitiu que ela era, de fato, sua filha. Na biografia oficial, Jobs disse a Isaacson: "Obviamente, foi nomeado para minha filha".


Fonte: MacRumors
+++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?

www.DoctorApple.com.br

segunda-feira, 8 de junho de 2020

10 anos do iPhone 4. Parabéns!!


No dia 07 de junho de 2010 Steve Jobs apresentou o iPhone 4 e o FaceTime na WWDC 2010 em San Francisco.

Alguns meses antes da palestra, as fotos de um protótipo do iPhone 4 foram vazadas pelo Gizmodo depois que um engenheiro da Apple deixou o dispositivo para trás acidentalmente em um bar em Redwood City, Califórnia, levando Jobs a brincar "me interrompa se você já viu isso."

O iPhone 4 apresentava um design totalmente novo, com um corpo de vidro e alumínio e bordas quadradas, com Jobs descrevendo-o como o smartphone mais fino de todos os tempos. Também foi o primeiro produto da Apple a exibir uma tela Retina de alta resolução, com uma pessoa comum incapaz de ver pixels individuais na tela a uma distância média de visualização.


Embora seu design tenha sido aclamado, logo foi descoberto que o iPhone 4 podia sofrer queda de sinal quando agarrado de uma maneira que bloqueava as antenas embutidas na armação de alumínio. Jobs minimizou a questão em uma conferência de imprensa , observando que todos os smartphones têm pontos fracos na antena, mas a Apple ofereceu um estojo para carros grátis aos clientes que ajudaram a mitigar o problema. No ano seguinte, o iPhone 4S apresentou atualizações significativas de antena.

Jobs apresentou também o FaceTime naquele dia em uma chamada com Jony Ive.

Fonte: MacRumors
+++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?

www.DoctorApple.com.br

segunda-feira, 1 de junho de 2020

O Disk II faz 42 anos!!



Em 1º de junho de 1978, a Apple lançava a unidade de disquete Disk II.

A melhor unidade de disquete disponível na época, o Disk II resolve a fraqueza mais flagrante do Apple II - a falta de armazenamento. Também ajuda a estabelecer o talento da Apple para obter margens de lucro consideráveis.

O disquete forneceu uma nova solução. A IBM inventou o disquete de 8 polegadas no início dos anos 70. Mais tarde, a Shugart Associates a reduziu para 5 1/4 polegadas, um tamanho mais apropriado para computadores pessoais. O disquete de 5 1/4 de polegada estreou em 1976, tornando-o uma tecnologia de ponta quando chegou ao Apple II.

O primeiro investidor da Apple e (mais tarde) o segundo CEO Mike Markkula recomendou que Steve Wozniak construa uma unidade de disco para o Apple II. O raciocínio dele? Oferecer aos usuários uma maneira mais fácil de armazenar e acessar programas tornaria o computador muito mais atraente para os clientes. Na época, muitas pessoas continuavam inseguras por que precisavam de um computador em casa.

Mais tarde, Woz descreveu o disquete da Apple como a melhor peça de engenharia em que ele já se envolveu. Wiggington também gostou do desafio.

"Isso foi tão incrível, muito divertido", disse-me Wiggington quando o entrevistei para o meu livro The Apple Revolution . "Não se tratava de dinheiro ou fama, era uma conquista nerd da qual estávamos orgulhosos".

Quando lançado em junho, o Disk II se tornou um grande sucesso para a Apple, ajudando a impulsionar as vendas do Apple II, como Markkula esperava. Chegou na mesma época que o Apple DOS , o primeiro sistema operacional oficial da Apple.

O Disk II provou ser significativo de mais duas maneiras. Primeiro, tornou-se obscenamente lucrativo para a empresa e ajudou a estabelecer a estratégia de alta margem de lucro que continua até hoje. Usando apenas US $ 140 em componentes, a Apple fabricou uma unidade de disco que foi vendida por US $ 495 durante pré-encomendas. (Custou US $ 595 se comprado posteriormente.) Mesmo a esse preço, o Disk II era a unidade de disquete mais acessível vendida por uma empresa de computadores.


Fonte: CultOfMac
+++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?

www.DoctorApple.com.br

terça-feira, 19 de maio de 2020

Há 40 anos nascia o Apple III


Em 19 de maio de 1980, a Apple apresentava o Apple III na National Computer Conference na Califórnia.

Após dois anos de desenvolvimento, o Apple III chega para acompanhar o enorme sucesso do Apple II . Foi o primeiro grande passo em falso da empresa.

Dentro da empresa, as equipes se referiam ao Apple III com o codinome "Sara". No papel, deveria ter sido um enorme sucesso. Pela primeira vez, este não era um computador construído praticamente sem orçamento por Steve Wozniak. Em vez disso, a Apple criou um comitê de especialistas qualificados no projeto - todos com suas próprias idéias sobre o que o novo computador deveria ser e fazer.

Do ponto de vista da Apple, um dos imperativos era tornar o Apple III um computador comercial competitivo. Embora as vendas do Apple II não mostrassem sinais de desaceleração, e o projeto Macintosh estivesse apenas começando , a Apple queria um computador que fosse atraente para as empresas. O PC da IBM já tinha muitos rumores, e a Apple queria uma máquina que pudesse derrubá-lo.

Em termos de especificações, o Apple III original possuía um processador SynerTek 6502A de 2 MHz , 2KB de ROM e 128KB de RAM e quatro slots para periféricos. Funcionou duas vezes mais rápido que o Apple II. Foi também o primeiro computador da Apple a fornecer uma unidade de disquete de 5,25 polegadas.


O Apple III poderia emular o Apple II. No entanto, ele veio com seu próprio sistema operacional sofisticado - supostamente pronunciado "soss" (como "molho de maçã"). Em vez disso, ficou conhecido como "SOS" quando a escala completa do desastre da Apple III se tornou aparente.

Várias coisas se uniram para tornar o Apple III um fracasso. Um deles era o de problemas de produção, o que significava que as remessas em volume do computador não começaram até março de 1981. Outro foi o preço, que variou de US$ 4.340 a US$ 7.800. Em termos de 2018, isso significa US $ 13.949,34 para o modelo base e US$ 25.070,24 para a versão totalmente equipada.

O maior problema, no entanto, era que o Apple III sofria de grandes falhas. Steve Jobs insistiu que o computador não apresentasse um ventilador e também determinou seu tamanho e forma, sem se preocupar com o que isso significaria para os engenheiros elétricos.

A capacidade de realizar feitos técnicos milagrosos e desafiadores da realidade funcionou para Jobs mais tarde em sua carreira. Nesse caso, no entanto, resultou em uma máquina com uma placa-mãe superaquecida, fazendo com que seus chips se soltassem. A solução oficial da Apple pediu aos usuários que levantassem o Apple III e o largassem de uma altura de 15 cm, recolocando os chips.

Mais tarde, a Apple lançou uma correção mais permanente na forma de um Apple III não classificado, lançado em dezembro de 1981 . Mas a essa altura, era muito pouco, muito tarde. No final de 1983, meses antes do lançamento do Macintosh 128K , apenas 75.000 computadores Apple III haviam sido vendidos. Para colocar isso em contexto, o Apple II - que o Apple III deveria substituir - vendia quase esse número todos os meses.

Fonte: CultOfMac
+++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?

www.DoctorApple.com.br

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Há 29 era lançado o System 7 (ou macOS 7)



Em 13 de maio de 1991, a Apple lançava o Mac OS 7, mais conhecido como System 7.

O mais duradouro dos sistemas operacionais Mac clássicos da Apple, permanecerá atualizado até que o System 8 fosse lançado em 1997.

O System 7 trouxe a maior mudança do Mac OS desde que o sistema operacional foi lançado com o Mac original em 1984 . A nova versão era rápida, bonita de se ver com uma série de recursos inovadores.

Um grande novo recurso foi a verdadeira multitarefa em tempo integral, permitindo a execução de vários aplicativos ao mesmo tempo. Isso significava que, pela primeira vez, era possível executar o processamento em segundo plano. Permitia que os usuários de Mac realizassem uma tarefa pesada de processamento em um aplicativo enquanto usavam outro. Isso pode parecer (e é!) normal hoje, mas foi uma revolução em 1991.



Além disso, os usuários agora tinham acesso a "atalhos", uma idéia posteriormente copiada pelo Microsoft Windows 95 como atalhos na área de trabalho. Isso facilitou o acesso a arquivos individuais sem a necessidade de rastrear o aplicativo de origem.

O novo Mac OS também trouxe uma grande melhoria em termos de compartilhamento de arquivos. Se você tinha uma rede AppleTalk, o System 7 facilitou o compartilhamento de arquivos e pastas entre sistemas com uma LAN simples ponto a ponto.


Visualmente, o sistema operacional provou trancos e barrancos melhor do que seu antecessor. As fontes TrueType não sofrem mais com a aparência irregular. O sistema 7 também tornou a área de trabalho do Mac mais personalizável. O sistema operacional suportava várias opções de cores, com uma aparência mais simplificada em geral. (Um novo recurso " Balloon Help " ajudou os novatos no Mac.)

Embora tenha sido fornecido com poucos programas empacotados, o System 7 introduziu rapidamente uma variedade de aplicativos multimídia. Mais tarde, em 1991, o QuickTime chegou ao Mac , permitindo que os usuários executassem e manipulassem o vídeo em seus computadores.

O sistema operacional continuou até 1997, quando Steve Jobs voltou à Apple. A última atualização do System 7 veio com o Mac OS 7.6.1 de abril de 1997.

Confira este emulador do System 7 que roda dentro da janela do seu navegador.


Fonte: CultOfMac
+++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?

www.DoctorApple.com.br

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Há 22 anos o mundo conhecia o iMac. Parabéns!!


Em 6 de maio de 1998, Steve Jobs lançava o iMac G3, um computador translúcido e colorido que ajudará a salvar a Apple e mudar o mundo.

É difícil exagerar a aparência do iMac quando comparado a outros computadores da época. Ao lado das caixas cinza ou bege construídas pelos rivais.

"Parece que é de outro planeta", disse Jobs na época. “Um bom planeta. Um planeta com melhores designers.”


O designer responsável pelo iMac G3 era Jony Ive, então com apenas 31 anos. Eu estava na Apple há vários anos antes do retorno de Jobs, mas ele estava prestes a desistir. Em vez disso, ele encontrou tanta coisa em comum com Jobs que sua renúncia planejada se transformou no par, desenvolvendo uma nova e revolucionária máquina.

O iMac G3 foi muito uma atualização da filosofia que impulsionou o Macintosh original em 1984 . Naquela época, o computador mais acessível da Apple custava US $ 2.000, quase o dobro do que um PC Windows típico rodava. Jobs inicialmente queria algo simples e acessível, através do qual os usuários pudessem acessar a Internet.

No entanto, assim como aconteceu com o Mac original, o projeto se tornou mais ambicioso e se transformou em um computador de instruções. Com seu design translúcido azul marinho (chamado Bondi Blue em homenagem à água em uma praia australiana), o iMac G3 parecia acessível e fácil de usar.

Especificações do iMac G3: um sucesso para a Apple
O mouse de hóquei do iMac G3 não encontrou muitos fãs.
O mouse "hockey puck" não encontrou muitos fãs. 
Foto: Apple
Em termos de especificações, o iMac G3 possui um processador PowerPC 750 (G3) de 233 MHz , 32 MB de RAM, um disco rígido EIDE de 4 GB e uma opção de gráficos ATI Rage IIc com 2 MB de gráficos VRAM ou ATI Rage Pro Turbo com 6 MB de VRAM.


A máquina veio com um modem telefônico embutido no momento em que a maioria dos computadores os incluía apenas como opcionais.

Também, notavelmente,  não  veio com uma unidade de disquete no momento em que isso era padrão. Como a eliminação da Apple do fone de ouvido de 3,5 mm anos depois, isso causou alvoroço - até que todos perceberam que Cupertino fez a ligação certa.

O iMac foi colocado à venda em agosto de 1998, alguns meses após a inauguração de Jobs. A essa altura, o computador multifuncional acumulava 150.000 pré-encomendas. O alto nível de interesse levou o preço das ações da Apple a mais de US $ 40. Isso marcou seu ponto mais alto em três anos.

O iMac deu início a uma nova era da Apple
O design colorido do iMac mais tarde chegou ao laptop iBook , que também se mostrou imensamente popular. Além disso, a Apple lançou uma série de modelos do iMac G3 em cores alternativas, incluindo padrões ímpares como Flower Power e Blue Dalmatian.


Fonte: CultOfMac
+++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?

www.DoctorApple.com.br

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Há 10 anos Steve Jobs decretava a morte do Flash


Em 29 de abril de 2010  Steve Jobs explicar por que, basicamente, o Adobe Flash é um saco. A data marca o início do fim do plug-in onipresente que alimentava os navegadores da Internet por anos.

Naquela época muitos sites eram feitos em flash par aproveitar de animações e músicas nas entradas e menus do sites. Eu mesmo desenvolvi vários sites em Flash.

Lembro muito bem de toda a comunidade reclamando (assim como fazem até hoje de muitas decisões controversas da Apple) e todo o mimimi daquele tempo. Parece que não aprenderam até hoje...

Após o tumulto devastador, o CEO da Adobe, Shantanu Narayen, rebate a Apple, argumentando contra as queixas de Jobs. Mas o CEO da Apple claramente decidiu: dispositivos iOS nunca suportam Flash. A escrita está na parede.

Jobs expressou várias queixas sérias sobre o Flash. Ele disse que gastou baterias, causou falhas no computador e sofria de falta de segurança. Ele também disse que o software não funcionou particularmente bem no celular porque falhou no suporte adequado a dispositivos de toque. Simplificando, Jobs escreveu: "O Flash não é mais necessário para assistir a vídeos ou consumir qualquer tipo de conteúdo da Web".

A Apple publicou a carta aberta, assinada por Jobs, em seu site, onde permanece até hoje.

Leia a carta aberta de Jobs sobre o Flash.
https://www.apple.com/hotnews/thoughts-on-flash/


De acordo com Bob Burrough, ex-gerente de desenvolvimento de software da Apple, Cupertino explorou a possibilidade de usar o Flash no iPhone . Mas Jobs não acreditava que a Adobe lidaria adequadamente com os problemas de segurança do software.

No entanto, o chefe da Adobe atirou de volta na Apple. Ele contestou as alegações de que o Flash era ruim para a vida da bateria e disse que falhas no computador foram culpa do próprio software da Apple. Mas o dano foi feito.

Na época, especialistas em tecnologia colocavam a Apple e a Adobe em risco. Eles apoiaram as queixas da Apple ou discordaram veementemente deles. No entanto, uma década depois, parece que Jobs estava absolutamente correto ao levantar preocupações sobre o Flash.

No ano seguinte, o escritor de tecnologia Walt Mossberg disse ao Narayen da Adobe que o Flash também é ruim  para o Android . E um anúncio em julho de 2017 confirmou os planos de eliminar o Flash de uma vez por todas em 2020 . Na verdade, o Flash já estava praticamente morto, tendo sido eliminado da maioria dos sites por anos.

Hoje, o Flash será uma reflexão tardia para muitos usuários. No entanto, a chamada pública de Jobs fez grandes notícias em 2010. Por fim, Jobs estava 100% certo e tornou a internet um lugar melhor para todos.

Fonte: CultOfMac
+++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?


segunda-feira, 13 de abril de 2020

Em 11 de Abril de 1976 a Apple lançava seu primeiro computador.



Em 11 de abril de 1976: A Apple lançava o Apple-1 e começava a mudar o mundo!

Projetado e construído à mão por Steve Wozniak, os computadores são vendidos no atacado por "Steven" Jobs. Para financiar sua fabricação, Wozniak vende sua calculadora HP-65 por US $500, enquanto Jobs vende sua van VW.

O Apple-1 veio com um microprocessador MOS 6502 de 8 bits rodando a 1 MHz. Ele possuía 4KB de memória como padrão, embora isso fosse expansível para 8 KB ou 48 KB por meio de cartões de expansão. Os usuários tiveram que adicionar seu próprio teclado e monitor, embora este último pudesse ser um aparelho de TV comum, o que tornou o Apple-1 inovador para a época.


Wozniak começou a trabalhar no Apple-1 como um hobby, sem nenhum objetivo além de mostrá-lo às pessoas do Homebrew Computer Club local, do qual ele participou.

Jobs convenceu a Woz de que eles fariam melhor construindo e vendendo o Apple-1 em vez de abrir mão dos designs. Jobs entrou em contato com Paul Terrell, dono da Byte Shop , uma das primeiras lojas de computadores pessoais.

Terrell rejeitou a primeira sugestão de Jobs de que o Apple-1 deveria vir em forma de kit. Ele disse a Jobs que, com os computadores se tornando mais populares, as pessoas queriam comprar máquinas totalmente montadas.

Jobs ouviu e concordou. Portanto, Terrell disse que compraria 50 computadores Apple-1 por US$ 500 cada, embora o dinheiro fosse pago apenas na entrega. Terrell então marcou os computadores para US$ 666,66, ou o equivalente a US $2.800 hoje.

Por fim, o Apple-1 não ficou muito tempo parado. A Apple construiu apenas 200 ou mais. Posteriormente a Apple ofereceu um acordo de troca quando lançou o Apple II com upgrade significativo no ano seguinte.

Fonte: CultOfMac
Apple-1 (Justin Sullivan/Getty Images/)
++++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Há 37 anos John Sculley se tornava CEO da Apple


Em 8 de abril de 1983 John Sculley, ex-presidente da PepsiCo, assumia o cargo de CEO da Apple.

Apesar da total falta de experiência na venda de produtos de tecnologia, Sculley é atraído para a Apple pelo próprio Steve Jobs. O cofundador da Apple lançou o famoso executivo da Pepsi com a seguinte frase: "Você quer passar o resto da vida vendendo água açucarada ou deseja uma chance de mudar o mundo?"

O plano era que Sculley e Jobs, que na época era o presidente da Apple, administrassem a empresa quase como iguais. Jobs trabalhava no final do software. E Sculley usaria sua experiência em marketing para aumentar ainda mais a Apple.

O conselho de administração da Apple esperava que Sculley ajudasse a Apple a competir contra a IBM, que lançou seu IBM Personal Computer dois anos antes.

Por fim, Sculley e Jobs tiveram problemas. Após uma luta interna, Sculley convenceu o conselho de diretores da Apple a retirar Jobs de sua força operacional dentro da empresa.


Jobs deixou a Apple em 1985 . Ele fundou a NeXT e adquiriu uma participação majoritária na Pixar . A história da tecnologia teria sido muito diferente se o conselho da Apple tivesse escolhido o cargo de CEO de Jobs em 1983.


Fonte: CultOfMac
++++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Parabéns Apple! 44 anos de fundação!




A Apple foi fundada por Steve Wozniak, Steve Jobs e Ronald Wayne com o nome de Apple Computers INC., em 1976, na Califórnia. Com vendas anuais (no ano fiscal de 2006) em torno dos US$ 19,3 bilhões,[22] e sediada em Cupertino, na Califórnia, a Apple desenvolve, vende e oferece suporte a uma série de computadores pessoais, reprodutores de mídia portáteis, software e hardware.

Entre os produtos mais conhecidos da empresa estão a linha de computadores Mac, seu sistema operacional Mac OS X e a linha iPod de reprodutores de mídia portáteis. Para o iPod e seu programa, o iTunes, a Apple vende audiobooks, filmes, jogos, música, programas televisivos e videoclipes na sua iTunes Store, recentemente entrou no ramo de celulares com a criação do iPhone.


A empresa era conhecida por Apple Computer, Inc. pelos seus primeiros 30 anos de existência, mas retirou a palavra "Computer" de sua razão social em 9 de janeiro de 2007.[23] A mudança de nome, que seguiu a introdução do smartphone iPhone e do sistema de vídeo digital Apple TV, é uma representante da contínua expansão da empresa em outros mercados além do seu foco tradicional em computadores.[24]

A "Apple" também opera mais de 200 pontos de venda nos Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Canadá e Itália.[25] As lojas vendem a maioria dos produtos da empresa, assim como muitos produtos de terceiros e oferece suporte e consertos no local para seu hardware e software. A empresa emprega mais de 20 000 pessoas mundo afora, entre cargos permanentes e temporários.[26]

Por uma variedade de razões, desde sua filosofia de design às suas raízes indie, assim como suas campanhas publicitárias, a Apple construiu uma reputação distinta na indústria de informática e eletrônicos e cultivou uma base de consumidores que é devotada de modo incomum à empresa e à sua marca.[27] Na data de 24 de agosto de 2011 Steve Jobs anuncia oficialmente a sua renúncia do cargo de CEO da Apple e em 5 de outubro de 2011, falece.



Fonte: Wikipedia
++++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?

domingo, 29 de março de 2020

Há 8 anos se encerrava o "Antennagate"


Quando a Apple lançou o iPhone 4 com seu novo design e o uso da carcaça como parte da antena, muitos usuários reclamaram de perda de sinal dependendo de onde tocavam no aparelho. O contato favorecia a perda de sinal da operadora. Depois de muita controvérsia e algumas respostas "a la Steve Jobs"como: "Apenas evite segurar o iPhone deste jeito ou use uma capa!".

Segundo Jobs, 1.7% dos iPhones 4 tiveram esse problema e 0.55% entraram em contato com a Apple para reclamar.


Depois de muita briga, notícias e desgaste, a Apple decidiu pagar U$15 para quem tivesse se sentindo lesado além de oferecer uma capa (bumper) gratuitamente. Os clientes precisavam preencher um formulário para reivindicar seu dinheiro.


Fonte: CultOfMac
++++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?

segunda-feira, 16 de março de 2020

Em 2004 a Apple chegava a 50 milhões de músicas vendidas.



Em 15 de março de 2004, a iTunes Music Store atinge um marco tendo vendido 50 milhões de músicas em menos de um ano. A conquista coloca a Apple no centro do negócio musical em rápida mudança - pelo menos por enquanto.

Apple mudou completamente a indústria musical do mundo.

Embora os números de 2004 tenham se mostrado sem dúvida impressionantes, hoje a Apple vendeu perto de 50 bilhões de músicas através do iTunes. A empresa até parou de anunciar os novos níveis de vendas atingidos.


Na época, Jobs (pela primeira vez) subestimou a velocidade com que o iTunes estava dominando a indústria da música. No entanto, ele estava sendo totalmente preciso sobre o quão à frente do resto da concorrência a Apple estava. Poucos meses depois, a Apple quebrou a barreira dos 100 milhões de músicas .

Cinco anos depois de abrir suas portas virtuais em 28 de abril de 2003, a Apple se tornou o maior fornecedor de música (não apenas online) nos Estados Unidos. Ele cresceu para o maior do mundo em fevereiro de 2010.



Fonte: CultOfMac
++++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Há 22 anos o Newton nos deixava. (não o físico...)




Em 27 de fevereiro de 1998: A Apple descontinuava o Newton MessagePad, o assistente pessoal digital que a empresa lançou cinco anos antes.

"Essa decisão é consistente com nossa estratégia de focar todos os nossos recursos de desenvolvimento de software na extensão do sistema operacional Macintosh", diz Steve Jobs à época. "Para realizar nossos planos ambiciosos, devemos concentrar todos os nossos esforços em uma direção."

Nessa época, Steve Jobs tinha acabado de voltar à Apple e precisava enxugar tudo o que podia para salvar a empresa da falência que as gestões passadas haviam causado.

A essa altura, os engenheiros da Apple haviam resolvido os primeiros problemas de Newton com o reconhecimento de escrita. O resultado foi um dispositivo de bolso tão útil quanto você poderia esperar nos dias anteriores ao onipresente acesso à Internet móvel.


O que tornou o cancelamento do projeto MessagePad um pouco surpreendente foi que a Apple, apenas alguns meses antes, criou a linha de produtos como sua própria empresa, a Newton Inc.

Dos 130 funcionários que trabalhavam na Newton Inc., apenas 30 permaneceram como parte do grupo em fevereiro de 1998. Os outros se mudaram para outro produto secreto da Apple (o iBook de primeira geração).

O Newton pavimentou o caminho para o iPhone que temos hoje. Steve Jobs odiava a caneta stylus e foi a primeira coisa que quis abandonar num projeto novo de produto similar.

Fonte: CultOfMac
++++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Há 16 anos a Apple nascia o iPod Mini


Em 20 de fevereiro de 2004 a Apple lançava o iPod Mini. Vinha com 4Gb de armazenamento e em várias cores (como vimos até hoje nos produtos coloridos da Apple) e rapidamente se tornou o iPod mais vendido.

O iPod abandonava o ClickWheel que permitia navegar pelos ítens na tela por uma superfície sensível ao toque.

"A ClickWheel foi projetada por necessidade para o mini, porque não havia espaço suficiente para [os botões] do iPod em tamanho real", disse Steve Jobs. “Mas no minuto em que experimentamos, apenas pensamos: 'Oh meu Deus! Por que não pensamos nisso antes?

Marcou também o início do uso do alumínio nos produtos da Apple pelo chefe de design Jony Ive e também marcou a entrada no mercado fitness pois era perfeito para ouvir música enquanto praticava exercícios, dançava, etc.

Veja o vídeo de anúncio do produto:






Fonte: CultOfMac
++++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

10 anos de iPad! Parabéns!!


Há 10 anos Steve Jobs apresentava o iPad no Yerba Buena Center for the Arts, em São Francisco.

Ele introduziu o iPad exatamente como isso, referindo-se a ele como um "dispositivo mágico e revolucionário" para navegar na Web, ler e enviar e-mails, visualizar fotos, assistir vídeos, ouvir música, jogar jogos, ler ebooks e muito mais.


"O iPad é a nossa tecnologia mais avançada em um dispositivo mágico e revolucionário a um preço inacreditável", disse Jobs. "O iPad cria e define uma categoria totalmente nova de dispositivos que conectará os usuários com seus aplicativos e conteúdo de uma maneira muito mais íntima, intuitiva e divertida do que nunca."

O iPad original apresentava uma tela de 9,7 polegadas, um processador Apple A4 de núcleo único, até 64 GB de armazenamento, 256 MB de RAM, 10 horas de duração da bateria anunciada, Bluetooth 2.1, um conector dock de 30 pinos e um fone de ouvido . Os modelos somente de Wi-Fi começaram a US $ 499 nos Estados Unidos, enquanto os modelos com conectividade celular Wi-Fi e 3G começaram a US $ 629. Notavelmente, o iPad original não tinha câmeras.

Com apenas 0,5 cm de espessura e pesando apenas 1,5 libra, a Apple disse que o iPad era mais fino e mais leve do que qualquer laptop ou netbook da época.


Fonte: CultOfMac
++++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Há 36 anos nascia a saga do Mac!


Em 24 de janeiro de 1984 a Apple lança seu primeiro Mac da saga.

Trazendo mouse e uma interface gráfica, anunciado por um comercial do Super Bowl que ainda hoje é falado, o Mac de primeira geração se tornará rapidamente um dos computadores pessoais mais importantes.

O Macintosh 128K possui um processador de 8 MHz. 
O "128K" em seu nome indicava a RAM do computador. O primeiro Mac apresentava duas portas seriais e podia acomodar um disquete de 3,5 polegadas. Ele rodava o Mac OS 1.0, chegava com um monitor preto e branco de 9 polegadas e custava US $ 2.500 (o equivalente a US $ 5.000 hoje).


O primeiro Mac realmente foi vendido de forma decepcionante para a Apple. (Essa é uma das razões pelas quais a linha de produtos Apple II continuou durante a maior parte da próxima década.) Foram necessárias pelo menos mais duas iterações antes que o Mac realmente atingisse seu desempenho e avanços comerciais com o modelo Mac SE / 30 .

No entanto, o Mac 128K original permanece icônico.


Fonte: CultOfMac
++++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Há 36 Anos o Lançamento do Macintosh 128K

Em 22 de Janeiro de 1984 a Apple lançava seu icônico anúncio (na verdade usado como teaser) do Macintosh 128K no espaço mais visto dos EUA: O comercial do SuperBowl. Ele foi visto pode 77,62 milhões de pessoas e foi tão controverso que o conselho de diretores quase desistiu na última hora antes dela ir ao ar.




Dirigido por Rodley Scott (Alien e Plade Runner), o comercial usava da alusão ao Big Brother de G.Orwell. O filme era tão diferente que nem o produto aparecia. Sem dúvida foi um momento único para toda a indústria de propaganda e de computadores.



Fonte: CultOfMac
++++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

31 anos do Macintosh SE / 30


Em 19 de janeiro de 1989, há 31 anos a Apple apresentava o Macintosh SE / 30, O maior e mais compacto dos Macs em preto e branco.

O Mac SE / 30 foi o Mac mais rápido do mercado. Tinha esse nome por causa do uso do processador mais novo 68030 no lugar dos comuns 6800.

Desde a elegância de seu sistema operacional (System 7) até a potência de hardware.

Processador de 16 MHz 68030;
HD de 40 MB ou 80 MB;
1 MB ou 4 MB de RAM expandível até 128 MB;
SuperDrive de 1,4 MB;
Display de 9 polegadas;

A versão mais barata custava U$4.369,00 e vinha sem o HD. Por mais U$500 a máquina viria com HD de 40Mb!



A Apple interrompeu o SE / 30 naquele ano, mas permaneceu um computador muito potente. Você poderia encontrá-lo em muitos escritórios, laboratórios de pesquisa e residências durante a primeira metade dos anos 90. Também fez aparições na TV e no cinema, sendo o mais notável nas primeiras temporadas de Seinfeld.


Fonte: MacRumors
++++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Há 13 anos, Steve Jobs mudava o mundo!


Há 13 anos, Steve Jobs anunciava ao mundo o produto que iria mudar nossas vidas! O iPhone era revelado ao mundo no dia 09 de Janeiro de 2007 - há 13 anos.

A Apple melhorou constantemente o iPhone ao longo dos anos, aprimorando o design, atualizando a câmera e adicionando novos recursos biométricos, e todas essas mudanças tornaram o iPhone ainda mais indispensável em nossas vidas diárias.

2008: App Store e suporte à rede 3G
2009: Hotspot pessoal e recursos de gravação de vídeo
2010: Novo fator de forma e tela Retina
2011: Siri e iCloud
2012: tela de 4 polegadas, conector Lightning e LTE
2013: sensor de impressão digital Touch ID
2014: telas de 4,7 e 5,5 polegadas
2015: toque em 3D, fotos ao vivo e gravação de vídeo em 4K
2016: Câmera à prova de água, lente dupla para iPhone 7 Plus, sem fone de ouvido
2017: botão No Home, tela OLED de 5,8 polegadas OLED, carregamento sem fio, carregamento rápido, Face ID
2018: tamanhos de tela OLED de 5,8 e 6,5 polegadas, três linhas de iPhone
2019: modo noturno, câmeras de lente tripla
Os rumores sugerem que o iPhone passará por uma grande reforma em 2020, com a Apple a estrear a conectividade 5G, um design de moldura iPhone 4 renovado, tamanhos de iPhone de 5,4, 6,1 e 6,7 polegadas e um laser de tempo de voo de câmera baseado em câmera para melhores cálculos de profundidade e recursos de RA.


Fonte: MacRumors
++++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?