quinta-feira, 18 de junho de 2020

Há 27 anos John Sculley deixava a Apple


Em 18 de junho de 1993, John Sculley deixa a Apple depois de 10 anos no cargo de CEO.

Sculley é convidada a deixar o conselho da Apple depois que as ações da AAPL caem de US$ 4,33 em 1992 para 73 centavos no ano seguinte. Ele passa o cargo de CEO para Michael Spindler antes de partir completamente.

Enquanto Jobs e Sculley inicialmente planejavam trabalhar lado a lado, as tensões rapidamente aumentaram entre os dois. O resultado foi que Jobs foi expulso da Apple depois de tentar um golpe na sala de reuniões em 1985.

Apesar desse legado pairando sobre ele, Sculley foi inicialmente bem-sucedido na Apple. A indústria de computadores pessoais estava crescendo rapidamente e ele possuía os negócios para garantir que a Apple fizesse parte dela. Durante sua década na Apple, ele aumentou as vendas de US $ 800 milhões para US $ 8 bilhões. Ele também supervisionou o lançamento de alguns produtos brilhantes, como o enorme sucesso da série PowerBook 100 de laptops.


Ele também supervisionou o desenvolvimento do Apple Newton , um dispositivo móvel antecipado que foi lançado mais tarde em 1993. O Newton fracassou inicialmente e nunca se tornou um grande concorrente de vendas. No entanto, agora é corretamente visto como uma parada crucial no caminho para o iPhone.

Algumas coisas levaram à partida de Sculley. Ele queria voltar para a costa leste e considerou assumir o cargo de CEO da IBM. Ele também esteve fortemente envolvido na política, apoiando a campanha presidencial de Bill Clinton. Do ponto de vista do conselho da Apple, ele estava muito envolvido com o Newton, em um momento em que a Apple enfrentava uma concorrência crescente por parte dos rivais.

Sculley permaneceu presidente da Apple até outubro de 1993, partindo com um pára-quedas de ouro de cerca de US $ 10 milhões. Ele se juntou à Spectrum como presidente e CEO.

Depois de alguns anos, Steve Jobs foi convidado a voltar à Apple e conseguiu reerguer a empresa que estava a beira da falência.



Fonte: MacRumors
+++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?

www.DoctorApple.com.br