quarta-feira, 6 de maio de 2020

Há 22 anos o mundo conhecia o iMac. Parabéns!!


Em 6 de maio de 1998, Steve Jobs lançava o iMac G3, um computador translúcido e colorido que ajudará a salvar a Apple e mudar o mundo.

É difícil exagerar a aparência do iMac quando comparado a outros computadores da época. Ao lado das caixas cinza ou bege construídas pelos rivais.

"Parece que é de outro planeta", disse Jobs na época. “Um bom planeta. Um planeta com melhores designers.”


O designer responsável pelo iMac G3 era Jony Ive, então com apenas 31 anos. Eu estava na Apple há vários anos antes do retorno de Jobs, mas ele estava prestes a desistir. Em vez disso, ele encontrou tanta coisa em comum com Jobs que sua renúncia planejada se transformou no par, desenvolvendo uma nova e revolucionária máquina.

O iMac G3 foi muito uma atualização da filosofia que impulsionou o Macintosh original em 1984 . Naquela época, o computador mais acessível da Apple custava US $ 2.000, quase o dobro do que um PC Windows típico rodava. Jobs inicialmente queria algo simples e acessível, através do qual os usuários pudessem acessar a Internet.

No entanto, assim como aconteceu com o Mac original, o projeto se tornou mais ambicioso e se transformou em um computador de instruções. Com seu design translúcido azul marinho (chamado Bondi Blue em homenagem à água em uma praia australiana), o iMac G3 parecia acessível e fácil de usar.

Especificações do iMac G3: um sucesso para a Apple
O mouse de hóquei do iMac G3 não encontrou muitos fãs.
O mouse "hockey puck" não encontrou muitos fãs. 
Foto: Apple
Em termos de especificações, o iMac G3 possui um processador PowerPC 750 (G3) de 233 MHz , 32 MB de RAM, um disco rígido EIDE de 4 GB e uma opção de gráficos ATI Rage IIc com 2 MB de gráficos VRAM ou ATI Rage Pro Turbo com 6 MB de VRAM.


A máquina veio com um modem telefônico embutido no momento em que a maioria dos computadores os incluía apenas como opcionais.

Também, notavelmente,  não  veio com uma unidade de disquete no momento em que isso era padrão. Como a eliminação da Apple do fone de ouvido de 3,5 mm anos depois, isso causou alvoroço - até que todos perceberam que Cupertino fez a ligação certa.

O iMac foi colocado à venda em agosto de 1998, alguns meses após a inauguração de Jobs. A essa altura, o computador multifuncional acumulava 150.000 pré-encomendas. O alto nível de interesse levou o preço das ações da Apple a mais de US $ 40. Isso marcou seu ponto mais alto em três anos.

O iMac deu início a uma nova era da Apple
O design colorido do iMac mais tarde chegou ao laptop iBook , que também se mostrou imensamente popular. Além disso, a Apple lançou uma série de modelos do iMac G3 em cores alternativas, incluindo padrões ímpares como Flower Power e Blue Dalmatian.


Fonte: CultOfMac
+++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?

www.DoctorApple.com.br