segunda-feira, 1 de junho de 2020

O Disk II faz 42 anos!!



Em 1º de junho de 1978, a Apple lançava a unidade de disquete Disk II.

A melhor unidade de disquete disponível na época, o Disk II resolve a fraqueza mais flagrante do Apple II - a falta de armazenamento. Também ajuda a estabelecer o talento da Apple para obter margens de lucro consideráveis.

O disquete forneceu uma nova solução. A IBM inventou o disquete de 8 polegadas no início dos anos 70. Mais tarde, a Shugart Associates a reduziu para 5 1/4 polegadas, um tamanho mais apropriado para computadores pessoais. O disquete de 5 1/4 de polegada estreou em 1976, tornando-o uma tecnologia de ponta quando chegou ao Apple II.

O primeiro investidor da Apple e (mais tarde) o segundo CEO Mike Markkula recomendou que Steve Wozniak construa uma unidade de disco para o Apple II. O raciocínio dele? Oferecer aos usuários uma maneira mais fácil de armazenar e acessar programas tornaria o computador muito mais atraente para os clientes. Na época, muitas pessoas continuavam inseguras por que precisavam de um computador em casa.

Mais tarde, Woz descreveu o disquete da Apple como a melhor peça de engenharia em que ele já se envolveu. Wiggington também gostou do desafio.

"Isso foi tão incrível, muito divertido", disse-me Wiggington quando o entrevistei para o meu livro The Apple Revolution . "Não se tratava de dinheiro ou fama, era uma conquista nerd da qual estávamos orgulhosos".

Quando lançado em junho, o Disk II se tornou um grande sucesso para a Apple, ajudando a impulsionar as vendas do Apple II, como Markkula esperava. Chegou na mesma época que o Apple DOS , o primeiro sistema operacional oficial da Apple.

O Disk II provou ser significativo de mais duas maneiras. Primeiro, tornou-se obscenamente lucrativo para a empresa e ajudou a estabelecer a estratégia de alta margem de lucro que continua até hoje. Usando apenas US $ 140 em componentes, a Apple fabricou uma unidade de disco que foi vendida por US $ 495 durante pré-encomendas. (Custou US $ 595 se comprado posteriormente.) Mesmo a esse preço, o Disk II era a unidade de disquete mais acessível vendida por uma empresa de computadores.


Fonte: CultOfMac
+++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?

www.DoctorApple.com.br