quarta-feira, 8 de maio de 2019

Bisavô do MacBook Air era lançado hoje, em 1997.



Em 8 de maio de 1997 foi lançado o laptop PowerBook 2400c com 4,4 libras de peso que seria o MacBook Air de sua época.

O PowerBook 2400c prevê o aumento de portáteis rápidos e leves, ao mesmo tempo que presta homenagem ao passado da Apple. Seu design lembra o original PowerBook 100 na aparência.

Incrivelmente fino, impressionantemente poderoso, hoje, um laptop de 4,4 libras não parece particularmente impressionante. O MacBook moderno pesa apenas uma fração de mais de 2 quilos, fazendo o PowerBook 2400c parecer robusto em comparação. No entanto, ela chegou a metade do peso da maioria dos laptops no final dos anos 90. Isso fez com que fosse um impressionante feito de engenharia da Apple.

Apesar disso, o PowerBook 2400c provou ser surpreendentemente poderoso. Fabricado pela antiga rival da Apple, IBM, ele veio com arquitetura baseada em PCI, com um processador PowerPC 603e de 180 MHz e 256 KB de cache de nível 2. Isso permitiu que ele executasse os aplicativos de negócios padrão da época quase tão bem quanto o mais poderoso PowerBook 3400c da Apple , que estava disponível na mesma época.

O software também ficou bem na tela TFT de matriz ativa de 800 x 600 e 10,4 polegadas do computador. Os gráficos foram um passo acima do que muitos laptops ofereciam na época. O PowerBook 2400c também possui um disco rígido IDE de 1,3 GB e 16 MB de RAM (expansível até 48 MB). A bateria de íon-litium do laptop forneceu duas a quatro horas de uso entre as cargas.



A vida depois de Steve Jobs
Ao contrário do amor atual da Apple de abandonar as portas, sempre que possível, o 2400c veio com uma matriz decente. Suas portas incluíam 1x ADB, 1x serial, 1x saída de áudio, 1 entrada de áudio e 1 conexão SCSI HD1-30, juntamente com o conector de monitor Mini – 15 integrado.

Ele também veio com dois slots para PC Card Tipo I / II e a opção de um PC Card Tipo III duplo alto para expansão adicional.

Mais tarde, quando outros laptops da Apple da época ficaram desatualizados, esse nível de capacidade de expansão deu aos usuários acesso a tudo, desde USB e FireWire até Ethernet e redes sem fio.

Para atingir o formato fino do PowerBook 2400c, a Apple abandonou a unidade de CD-ROM e a unidade de disquete interna. No entanto, ele veio com um disquete externo.


Infelizmente, o PowerBook 2400c não sobreviveu à ira de Steve Jobs. Quando ele voltou para a Apple e, posteriormente, assumiu o controle total (ele assumiu como CEO interino apenas dois meses após o lançamento do laptop), ele começou a desfazer projetos para agilizar as ofertas da Apple.

No ano seguinte, a Apple tinha apenas quatro produtos principais: os notebooks iMac G3 , Power Macintosh G3 e PowerBook G3 . Jobs chutou o PowerBook 2400c para o meio-fio em março de 1998. Você lembra?

++++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?