segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Há 22 anos nascia a Apple Store na internet.


Não bastava que Steve Jobs voltasse à Apple e reduzisse sua gama confusa a alguns produtos essenciais. O iMac também não foi suficiente para mudar a empresa. Embora não parecesse na época, o lançamento da Apple Store on-line em 10 de novembro de 1997 acabou sendo um componente crucial da sobrevivência da empresa. 

Há um argumento de que ele nasceu de irritação, em vez de alguém ver como isso seria útil. Mas, embora haja verdade nisso, a história completa é que a Apple precisava muito de sua própria loja online.

"Tudo o que o vendedor se importava era com US $ 50", disse Steve Jobs mais tarde a Walter Isaacson. "A menos que pudéssemos encontrar maneiras de transmitir nossa mensagem aos clientes da loja, estávamos ferrados". 

Nos anos 90, não havia lojas da Apple. Você tinha que comprar Macs através de revendedores especializados ou através de grandes cadeias de lojas. As cadeias empregaram famosamente qualquer que seja o oposto de Geniuses, e todas empurravam qualquer caixa em que recebessem mais comissão. 



Dado que a Apple raramente era a venda mais lucrativa para alguém de uma loja, o que os Macs costumavam ser ignorados. E você não administra uma loja de varejo ocupando espaço com inventário que não está vendendo; portanto, a Apple estava sendo abastecida por menos lugares. 

Pouco antes do lançamento de sua própria loja online, a Apple anunciou um acordo com a CompUSA para criar o que chamou de loja dentro de uma loja. Isso significava um perfil mais alto para a Apple do que antes, mas ainda estava sob o controle de outra pessoa.


Considerando que apple.com/store era de propriedade e administrado por ninguém além da própria Apple.

A nova Apple Store on-line gerou US $ 12 milhões em receita nos primeiros 30 dias, por uma média de US $ 730.000 por dia. Isso é três quartos do faturamento diário da Dell após os primeiros seis meses. " 

Não é possível comparar as vendas online da Apple com o que a loja online faz hoje. A Apple não divulga números que ajudariam, e a própria empresa é radicalmente diferente hoje. Em 1997, não havia serviços, por exemplo, eram apenas vendas de hardware. E enquanto havia lojas físicas em que você podia comprar Macs - em outubro de 1998, a Apple anunciou um acordo com a Best Buy - não havia Apple Stores. 

No entanto, certamente não haveria lojas físicas da Apple hoje se a loja on-line não tivesse conseguido e se não tivesse ajudado a Apple a sobreviver. Da mesma forma, os revendedores estavam em declínio, portanto, mesmo que a Apple tivesse conseguido passar pela década de 1990, é provável que houvesse poucos locais físicos para comprar equipamentos da Apple.


Fonte: AppleInsider
++++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?