sexta-feira, 25 de outubro de 2019

O retorno de Jobs com a NeXT e a base do macOS atual.




Em 24 de outubro de 1988, há 31 anos, Steve Jobs lançava sua nova empreitada após ser demitido de sua própria empresa, a Apple.
Ele juntou os melhores de sua equipe e lançou a empresa NeXT Computer que faria a base do sistema operacional que temos nos Macs hoje em dia. Todo macOS é construído seguindo as bases do sistema NeXT OS. Era tão revolucionário na época que usamos até hoje!

Seu novo computador demonstraria se ele poderia lançar um terceiro computador que mudaria o mundo (depois do Apple II e do Macintosh). Dessa vez, ele precisaria fazê-lo sem o cofundador da Apple, Steve Wozniak, ou os pioneiros em interface gráfica do Xerox PARC.



Além disso, ao contrário da Apple - que começou da maneira mais simples e DIY possível - o NeXT era um poço de dinheiro para o qual Jobs estava jogando sua própria fortuna. Só o logotipo da NeXT lhe custou US $ 100.000 . E outras histórias da época retratam um visionário perfeccionista ainda imaturo que se recusa a aceitar qualquer coisa, exceto o melhor. Como a Newsweek observou:

“Jobs tem muito mais em jogo do que os US $ 12 milhões que ele investiu na NeXT. Ele está reconstruindo sua reputação também. Os críticos dizem que o sucesso de Jobs na Apple foi um acidente e que ele é pouco mais que um showman com talento para embalar a engenharia de outras pessoas. Jobs ainda está sofrendo com o confronto de 1985 com John Sculley, o CEO que ele recrutou para a Apple - e que o derrubou em uma luta pelo poder. O público tendia a ver Jobs como um techno-punk, imensamente talentoso e charmoso, mas um pouco arrogante. Aprender com sua derrota e ressurgir com um novo estilo e máquina maduros mostraria ao mundo que Steve Jobs é um fabricante sério de computadores, pode administrar uma empresa - e finalmente cresceu."


Anos depois a Apple compraria a NeXT de Jobs para tê-lo de volta o que seria a salvação da Apple que estava em processo de falência. Todos os desenvolvimentos da NeXT foram usados (e ainda são) para os Macs e o macOS que conhecemos hoje.


++++++++++++++++++++++
Dúvidas, Cursos e Suporte Técnico?